CONAQ

Fórum da CONAQ - Empresa Júnior de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da UFSC

InícioFAQBuscarRegistrar-seMembrosGruposConectar-se

Compartilhe | 

Aspectos que orientam a construcao de um feedback

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Fernanda

MensagemAssunto: Aspectos que orientam a construcao de um feedback   Qua Jun 03, 2009 9:24 pm

Oi gente! Abaixo, segue o email enviado ao Rh como parte do treinamento para orientar as reunioes da Pesquisa de atitude. Participem, enviando sugestoes de respostas, duvidas, sugestoes de melhoria desse treinamento, avisos paroquiais....

Importância do feedback para a Conaq
Aumentar a qualidade de nossos processos por meio de "dicas" das pessoas à respeito da maneira como trabalhamos e agimos.

Como fazer isso? Utilizando a maneira mais provável de que a pessoa que recebe o feedback entenda o que a outra pessoa quer dizer e possa mudar seu comportamento em relação àquilo que está sendo dito.

Ex didático para ilustrar os aspectos que orientam a maneira de dar um feedback efetivo: Gab falou: Rodrigo, você é muito Japonês brother, não dá pra te aguentar.

Vamos lá. O Gabriel, ao dizer essa frase, indicou o que significa ser japonês? É trabalhar demais? Ter o olho puxado demais e não enxergar direito? É comer muito sushi? É namorar demais? Apresentar probabilidade de ser suicida? Ou seja, não indicou.

Primeiro aspecto: Os termos utilizados devem ter um significado explícito na frase, ou seja, não pode ser abrangente demais, ambíguo, metafórico e deve ser claro e pontual. Ex: O Rodrigo é japonês, o que indica que ele deve gostar de sushi.

Esse segundo feedback do Gabriel apresenta clareza no significado de "japonês" que o Gabriel está usando, o que indica que ele está cumprindo o requisito do primeiro aspecto. Mas será que esta frase é um bom feedback? Vejamos: Japonês, você que está lendo esse email, deve estar se perguntando: "E aí que eu gosto de sushi? O que tem o Gabriel com isso?"

É aí que o segundo aspecto deve ser observado: Função clara daquilo que está sendo dito. Ex: O Rodrigo é japonês, o que indica que ele deve gostar de sushi, e por isso ele leva muito a namorada para comer sushi e se atrasa nas reuniões de RH.

Ah, agora sim Gabriel, estamos quase lá. Quer dizer então que o "ser japonês" causa "atraso na reunião?" É o que parece, meu caros. Mas e aí? Qual é o problema de chegar atrasado na reunião? Para descobrir isso, devemos observar o

Terceiro Aspecto: Aquilo que está sendo dito como feedback, além de ser pontual, claro, apresentar a função clara do que está sendo dito, as consequencias daquilo que está sendo dito deve ser explicitada. Ex:O Rodrigo é japonês, o que indica que ele deve gostar de sushi, e por isso ele leva muito a namorada para comer sushi e se atrasa nas reuniões de RH, o que faz com que a reunião atrase e perdemos um tempo precioso de discussão que aumentaria a qualidade de nossos projetos.

Eeeeeeeeeee, parabéns Gabriel, o seu feedback já está de um jeito que é bem provável que o Japonês saiba o que mudar e aumentar a qualidade qualidade de nossos projetos, não sabe Japa? É só deixar de comer sushi acompanhado na hora da reunião.

Basicamente, esse exemplo ilustra aspectos a serem observados na hora de dizer o feedback ao colega.

Outros exemplos, gostaria que cada um de vocês avaliassem, indicando os aspectos que nao estao sendo observados na construcao das frases abaixo como um feedback.

OBS: Exemplos ilustrativos

1. O Walla tem clareza na explicação.

2. O Lari me irrita quando ela chega atrasada.

3. O Japa é muito bagunceiro, e fica falando que a Fernanda toma chazinho.

4. A Manu é muito desanimada com os trabalhos.

5. A Fernanda muda de assunto em momentos inapropriados da reunião.

6. O Juanes é grosso, não entende o que a gente fala.

Esperamos que seja orientador.

Beijos,

Fernanda e Manu.
Ver perfil do usuário
Maria Tereza

MensagemAssunto: Re: Aspectos que orientam a construcao de um feedback   Qui Jun 04, 2009 8:15 pm

Caaaaaaaaara, eu achei demais!!!

Mil parabéns pra voces duas!! Eu me matei de rir lendo a história do japonês e ainda aumentei meu conhecimento sobre feedbacks! Vcs conseguiram ilustrar de uma maneira incrivel e explicar muito bem.

Só não entendi uma coisa.. ali quando vcs falaram o seguinte:

"Outros exemplos, gostaria que cada um de vocês avaliassem, indicando os aspectos que nao estao sendo observados na construcao das frases abaixo como um feedback."

seria como uma "tarefinha de casa" pra olharmos cada frase e falarmos quais aspectos estão faltando??

Mais uma vez, parabéns!Foi demais...
Ver perfil do usuário
Fernanda

MensagemAssunto: Re: Aspectos que orientam a construcao de um feedback   Qui Jun 04, 2009 9:33 pm

OI Eza.... fico muito feliz que tenha te ajudado!

QUanto aos exemplos, como eu falei, esse email foi enviado ao Rh como parte do treinamento e a primeira tarefa era essa mesmo, indicar os problemas dessas frases como feedbak e se possível, escrever o feedback de forma mais apropriada.

Alguns exemplos (muito bem elaborados!) construídos pelos membros de Rh foram apresentados na última RG.

Se os membros de outras diretorias tiverem interesse, podemos aperfeiçoar esses exemplos, construir outros, discutir... o que vcs quiserem.

Espero que tenha respondido a tua dúvida...

beijos!
Ver perfil do usuário
Paula

MensagemAssunto: feedback   Qui Jun 04, 2009 11:01 pm

Só para dizer q realmente o texto ficou muito bom!
Parabéns, meninas!

Espero que todos aproveitem como a diretoria de RH aproveitou. Pq desenvolve muito a qualidade do feedback, tanto na hora de fazer como receber.

Boa leitura!
E qualquer dúvida, só perguntar!
Beijos
Ver perfil do usuário
Joao

MensagemAssunto: Re: Aspectos que orientam a construcao de um feedback   Dom Jun 07, 2009 8:41 pm

Muito massa ficou esse tópico...
Vamos aproveitar para aprimorar nossos conhecimentos e fazer um ótimo feedback na pesquisa de atitude..
Ver perfil do usuário
Mariane Fabiane

MensagemAssunto: Re: Aspectos que orientam a construcao de um feedback   Seg Jun 08, 2009 12:11 am

Olá meninas.. ficou muito legal a explicação de vocês...
de como deve ser dado um feedback, que além de ser bom para quem recebe, é melhor ainda para quem dá, pois a pessoa pode analisar seus pontos fracos e melhora-los, e os fortes continuar utilizando..

é isso..
Parabéns..
Beijos

Última edição por Mariane Fabiane em Seg Jun 08, 2009 12:13 am, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
Maiara

MensagemAssunto: Re: Aspectos que orientam a construcao de um feedback   Seg Jun 08, 2009 2:25 pm

Nossa, parabéns, meninas!
E pro Gabi também! ahaha
Ver perfil do usuário
Amanda

MensagemAssunto: Re: Aspectos que orientam a construcao de um feedback   Sex Jun 12, 2009 11:27 am

Parabéééns meninas!
Foi a explicação de feedback mais ilustrativa que eu já vi!
Toda vez que eu for dar um feedback vou dar uma olhadinha aqui, para ver se estou abrangendo todos os aspectos!

Beijos
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Aspectos que orientam a construcao de um feedback   

Aspectos que orientam a construcao de um feedback
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Pontos negativos e positivos no fórum
» De Maceió-AL (SBMO)BR para Fort Lauderdale (KFLL)-EUA - Parte 2
» [Brasil] Régis Fichtner confirma a construção de hangar de helicóptero em terreno da Estação do Corpo
» Ready At Dawn não está preocupada com feedback negativo
» Novo Yoke com force feedback

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CONAQ :: Diretorias :: Recursos Humanos-
Ir para: