CONAQ

Fórum da CONAQ - Empresa Júnior de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da UFSC

InícioFAQBuscarRegistrar-seMembrosGruposConectar-se

Compartilhe | 

Processo de Treinamento

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Processo de Treinamento   Dom Out 07, 2007 10:16 pm

Olá,

Para começarmos nossas discussões, gostaria de colocar um assunto referente ao Processo de Treinamento que vocês tiveram. Pontos que gostaram, que não gostaram, sugestões e o que mais tiver haver com o assunto.

Abraços,

Douglas.
carol

MensagemAssunto: Re: Processo de Treinamento   Seg Out 08, 2007 12:03 pm

Pois eh galerinha...

facilitaria bastante se vocês colocassem aqui o que vcs acharam do processo de treinamento...

sinceridade aee...

beijos!
Ver perfil do usuário
Rodrigo Mizukawa

MensagemAssunto: Re: Processo de Treinamento   Ter Out 09, 2007 12:52 am

Para o processo de treinamento temos que lembrar que os traines estão sendo avaliados e caso não correspondam as expectativas, podem não ser efetivados.

Assim sendo, teríamos que substituir o sistema atual de avaliação dos traines (avaliação dos diretores com base na observação e nas informações dos psicólogos), pois este é muito superficial.

Na minha opinião deveríamos focar o treinamento para as questões estratégicas e principalmente para a realização dos processos básicos da empresa, para que no final do treinamento cada traine possa ser avaliado não somente pela observação de diretores e psicólogos mas também por seu desempenho ao realizar processos básicos da empresa.

Podemos citar como exemplo deste tipo de treinamento a consultoria prestada a nós pela Ação Júnior.
Nela os traines prestam uma consultoria e em cada reunião com o cliente um membro de RH acompanha os traines, fazendo obsevações e avaliando a célula.

Acho que a simulação de consultoria é uma ótima idéia, porém temos que criar uma maneira de que esta simulação seja de todo o processo de consultoria, e que exista uma avaliação dos membros durante esta simulação.

Espero que o pessoal que passou pelo último processo seletivo deixem sua impressões sobre o processo de treinamento.

obs.: Desculpem o texto grande.
Ver perfil do usuário
Paulo

MensagemAssunto: Re: Processo de Treinamento   Ter Out 09, 2007 2:14 am

Acredito que nosso processo de treinamento seja muito falho pela quantidade de membros que necessitam desse treinamento todo ano.
Caso entrassem mais pessoas em diferentes épocas do ano, acredito que conseguiríamos dar mais atenção aos mesmos.

Mas não é só esse o problema, a simulação, como foi feita pela primeira vez apresentou inúmeras falhas e deve ser revista para evitarmos os problemas e melhorarmos o treinamento nessa que é a principal área da empresa, a consultoria.

Faço das palavras do Rodrigo as minhas...heheh...onde ele diz que o período de treinamento deve ser (como o nome já diz) de treinamento, onde o membro ainda não é efetivo, podendo ou não ser efetivado.
Para isso, poderíamos dar alguns desafios ou algumas tarefas mais complexas para os "trainees" realizarem e mostrarem resultados durante o período...essa é uma das idéias que tive!

Abraços,

Paulo
Ver perfil do usuário http://www.conaq.ufsc.br
Rodrigo Mizukawa

MensagemAssunto: Re: Processo de Treinamento   Ter Out 09, 2007 2:15 pm

Acho que as atividades não necessitem ser necessariamente complexas, mas planejadas de tal forma que haja uma avaliação do desempenho do traine.
Por exemplo:

Poderia ser designado a um traine a realização ou reformulação de um processo da CONAQ, mas sempre tendo uma avaliação do desempenho do traine com base nas competências requeridas para o cargo.
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Processo de Treinamento   Qua Out 10, 2007 7:41 am

Comparando o meu processo de treinamento com o que eu vi neste ano, já melhorou bastante, mas claramente ainda tem muito que melhorar.

Concordo com o que o Rodrigo falou sobre atividades para serem avaliadas, possibilitando até melhorar a eficiência do processo seletivo, pois será mais visivel quem não tem o perfil da empresa.

Para que os treinees sejam mais preparados, as parcerias com empresas tanto de Rh, quanto de consultorias seria interessantíssima. Poderiamos deixar estipulado com a possível parceira, datas para treinamento dos novos membros.

Uma boa gestão do conhecimento com processos documentados, cartilhas ,instruções da empresa e uma eficiente passagem de informações também ajuda na adaptação dos novos colaboradores.

Abraços
Thaise

MensagemAssunto: Re: Processo de Treinamento   Qua Out 10, 2007 9:33 am

Oi pessoal,

Concordo com o Rodrigo na parte que é necessária uma simulação efetiva do processo de consultoria para que as pessoas que estão entrando tenham a noção de como é feito na conaq, conduto discordo que possa ser dada uma atividade para o trainee elaborar, sendo na minha opinião mais válido dar uma atividade para ele reformular, com o auxilio de determinardas pessoas que possuam mais conhecimento no assunto.
Respondendo para a Carol, tenho algumas considerações sobre o meu processo de trainee:
Gostei bastante do sistema de apadrinhamento, achei uma ótima idéia, apesar de ser um processo que deve ser aprimorado, evitando falhas.
A prática do bechmarking deve ser feito ao final do processo de treinamento para que a pessoa que está fazendo a prática não chegue na outra empresa junior apenas para "sugar" o conhecimento deles, mas sim para poder acrescentar na empresa também.
Acho que é isso...
Ver perfil do usuário
Rodrigo Mizukawa

MensagemAssunto: Re: Processo de Treinamento   Ter Out 30, 2007 1:09 pm

As simulações de células poderiam ser não apenas simulações, mas sim iniciativas para desenvolver a comuniadade ao redor da ufsc. Poderiamos avaliar os trainees através de consultorias "sociais", à empresas ou instituições que não tem condições de sequer contratar os seviços de uma empresa júnior.

Já levantei essa hipótese para algumas pessoas, mas gostaria de ouvir mais opiniões.

Abraços!
Ver perfil do usuário
Paulo

MensagemAssunto: Re: Processo de Treinamento   Ter Nov 06, 2007 1:31 am

Gosto muito dessa idéia também Rodrigo.
O único problema é que essa pessoa deverá ser muito bem orientada a ponto de que a imagem da CONAQ não sofra nenhum dano.
Por exemplo, ela poderia ser gerente da célula mas antes de enviar qualquer arquivo, documento para o cliente deveria sentar com seu padrinho e ver o que pode e o que não pode ser feito, assim o aprendizado seria muito maior, apesar de aumentar a carga de trabalho e o tempo do projeto.

Aproveitando o que a Thaíse falou, acredito que o benchmarking possa ser feito após a participação dos trainees nas mesas redondas, pois aí eles saberão o que procurar e onde procurar, mas no final do período, após eles terem uma certa vivência da empresa.

Outro ponto falho no treinamento foi referente ao planejamento estratégico. Devemos voltar bastante esforços para repassar o planejamento e a forma como é feito, o porquê e tudo o mais, para não ficarmos refazendo nosso planejamento sempre e sim revisando-o periodicamente.

Acho que é "só" isso...hehehe

abraços!
Ver perfil do usuário http://www.conaq.ufsc.br
eli

MensagemAssunto: Re: Processo de Treinamento   Qua Abr 30, 2008 11:55 am

Galera,
estive pensando e acho que durante o treinamento poderíamos fazer alguns vídeos motivacionais mostrando um pouco de o que é o mov. Júnior e qual é o nosso diferencial, coisas simple e rápidas mas que tem um impacto grande!
que tal se tentássemos uma vez?
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Processo de Treinamento   

Processo de Treinamento
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Internacional] Força Aérea da Colômbia apresenta sua primeira aeronave de treinamento fabricada no país
» [Brasil] FAB mostra bastidores de treinamento de combate
» FSX - Võo de treinamento SBSP/SBGR
» Processo ganho contra a Sony (PS4 importado - tutorial)
» O que é o programa de treinamento Elite Snipers?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CONAQ :: Diretorias :: Recursos Humanos-
Ir para: