CONAQ

Fórum da CONAQ - Empresa Júnior de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da UFSC

InícioFAQBuscarRegistrar-seMembrosGruposConectar-se

Compartilhe | 

Acompanhamento de Processos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
André
Administrador

MensagemAssunto: Acompanhamento de Processos   Qui Out 02, 2008 6:57 pm

Olá pessoal,

gostaria de expor aqui uma idéia que tive a partir de algumas conversas com pessoas no ENEJ e depois aqui na CONAQ novamente...

Minha idéia é que deveríamos avaliar a possibilidade de que o Acompanhamento de Processos realizado por cada membro de Qualidade junto as diretorias viesse a se tornar algo automático e independente da presença do membro de Qualidade.
Desse modo nós teríamos realmente disseminado o aprendizado contínuo em cada processo, sendo necessário apenas o acompanhamento tradicional que os diretores fazem com os processos.

O que acham?
Ver perfil do usuário http://www.conaq.ufsc.br
Larissa Diacov

MensagemAssunto: Re: Acompanhamento de Processos   Qui Out 02, 2008 10:14 pm

Olá André,achei uma idéia muito boa,até porque os membros de qualidade ficariam com mais tempo para o PNQ,ndicadorese futuros projetos criados,
Porém,nós de qualidade teriamos que explicar o clico PDCA para todos os membros novos,para que eles conseguissem fazer o acompanhamento sem probelmas. O que não é probelma algum,visto que é uma forma de capacitação bem simples,que nunca é demais.

Beijosss
Ver perfil do usuário
Ana Paula Bowens

MensagemAssunto: Re: Acompanhamento de Processos   Sab Out 04, 2008 11:53 pm

nao entendi como que seria feito esse acompanhamento automático
e outra, acho que a presença dos membros de qualidade nas reuniões motiva bastante
Ver perfil do usuário http://picasaweb.google.com.br/ana.txt
André
Administrador

MensagemAssunto: Re: Acompanhamento de Processos   Seg Out 06, 2008 8:37 am

Uma idéia que eu tenho do "acompanhamento automático" seria que os passos do acompanhamento, que é simplesmente o PDCA, fossem incorporados a cada padronização.
Assim, sendo dado o treinamento e as intruções de como deve ser feito e tal, cada membro que fosse realizar um processo faria seu próprio "acompanhamento". Com isso se torna muito mais ágil o acompanhamento, pois não depende de serem feitas reuniões entre o membro de qualidade e a pessoa que está realizando o processo.
Mas eu não acho que isso tire a presença dos membros de qualidade na reuniões, eles só não precisariam fazer reuniões extras para o acompanhamento.
Rodrigo Mizukawa

MensagemAssunto: Re: Acompanhamento de Processos   Seg Out 06, 2008 5:08 pm

O grande impecilho para isso é que precisamos concientizar a todos que fazer a análise antes de fazer o processo. O resto é totalmente viável.
Ver perfil do usuário
Rodrigo Japa

MensagemAssunto: Re: Acompanhamento de Processos   Seg Out 06, 2008 5:21 pm

André, não entendi muito bem como funcionaria... poderia nos dar um exemplo?
Ver perfil do usuário
Larissa Diacov

MensagemAssunto: Re: Acompanhamento de Processos   Seg Out 06, 2008 8:43 pm

Oi pessoal!

O que o Andréquis dizer é o seguinte: ao invés de um membro de qualidade marcar um horário extra com o membro para fazer o acompanhamento,o prórpio membro faria.
Um exemplo: Eu marquei de fazer o acompanhamento com o Rodrigo sobre a posse,lembro que demoramos para encontrar um horário,tempo disponivel,etc..nesse novo modelo,o próprio Rodrigo faria,deixando o membro de qualidade mais livre,para outros projetos, como PNQ e indicadores.
Ana,creio que a importancia do membro de qualidade nas outras reuniões continuará, e o acompanhamento sendo feito dessa maneira não implica nisso, uma vez que os acompanhamentos não são feito nas reuniões.
Entenderam??
Bjoss pessoal!
Ver perfil do usuário
André
Administrador

MensagemAssunto: Re: Acompanhamento de Processos   Qua Out 08, 2008 12:30 am

Realmente eu concordo com o Apache que o maior empecilho seria fazer a sensibilização dos membros a realizarem a atividade, mas eu acho que poderiamos traçar algumas ações para trabalhar essa concientização.

Vou aproveitar a pergunta do Japa para complementar o que eu penso que podemos fazer com relação a concientização...

Atualmente para realizarmos o acompanhamento o que acontece é que sentam a pessoa da diretoria e o membro de qualidade, pois o assessor da diretoria tem o conhecimento do processo e o de qualidade tem o conhecimento de que pontos levar em consideração e como agir para gerar melhorias no processo.
Minha idéia, de uma forma mais prática, seria que todo tivessem um treinamento sobre como fazer o acompanhamento(como funciona, que questões ele abrange, qual a importância e tudo mais). Além disso, que nas padronizações dos processos fossem inseridos os momentos onde devem ser realizados os passos do acompanhamento.
Assim não seria mais função do membro de qualidade realizar o acompanhamento, mas sim de cada pessoa que realizasse um processo.

A partir daí podemos trabalhar a concientização de formas variadas.
Por exemplo, como o membro de qualidade não deixaria de participar das reuniões das diretorias ele poderia trabalhar essa questão junto aos membros. Outra opção seria que, como estaria na padronização, seria função do diretor tanto cobrar dos membros a realização do acompanhamento, quanto trabalhar a concientização para que eles vissem os benefícios e dessem a devida atenção a questão.
Não acho que seria fácil, pois a sensibilização para uma causa nunca é, mas acho viável e vejo muitos benefícios nessa mudança, se conseguimos realizá-la da forma certa.

Tentei deixar um pouco mais claro, ficou mais claro?
Abraços
Maiara

MensagemAssunto: Re: Acompanhamento de Processos   Qui Out 09, 2008 12:02 pm

Para mim ficou bem claro, acredito!
Gostei da idéia, porém tem uma questão (nunca fui acompanhada em nenhum processo, então se eu estiver falando uma besteira, me corrijam!). Para o diretor cobrar a atividade do membro que está realizando o processo teria que ser gerado algum tipo de documento em todo momento do processo que precisar ocorrer esse "parar para pensar em melhorias", etc.
Acho que nesse modelo vai ficar melhor, pois quem realiza o processo e tem o conhecimento total dele, tem mais chances de ter uma idéia nova para realizar uma melhoria. Sem contar que parar para pensar no formato em que o processo foi realizado, faz com que, da próxima vez, o membro o realize com mais atenção em pontos que fez errado, ou em pontos que achou melhorias. enfim, gostei!
Ver perfil do usuário
Larissa Diacov

MensagemAssunto: Re: Acompanhamento de Processos   Sex Out 10, 2008 10:41 pm

Mai, não entendi o que vc quis dizer com gerar um outro documento...vc pode explicar melhor? dai talvez eu veja se tu falou "besteira" msm...rsrs

Bjos!
Ver perfil do usuário
Mariana Sobreiro

MensagemAssunto: Re: Acompanhamento de Processos   Ter Out 28, 2008 10:13 am

Então, acho quem ótima idéia, e concordo com todos os pontos levantados a favor da sugestão! Até mesmo pelo próprio aprendizado que iria ser gerdo em cima do processo que está sendo realizado por qualquer membro, uma vez que muitas vezes quem tem que fazer os membros 'pensarem' a respeito de mudanças nos processos são os membros de Qualidade, que como o André disse, são os membros de QLD que sabem que pontos levar em consideração e como agir para gerar melhorias no processo.

Realmente, não há empecilhos, e creio que seja esse mesmo o próximo passo de melhoria nesse nosso processo. Acho que ainda estamos criando essa "cultura" de Acompanhamento de Processos, e por isso acho que agora não seria ideal implementarmos isso, mas não vejo pq já não começarmos a pensar em como fazer com que o acompanhamento se torne automático para a próxima gestão, quem sabe, e talvez para os próximos membros que entrarem já ser inserido no treinamento como devem ser feitos tais acompanhamentos.

Outra coisa que com certeza deve ser levada em consideração é como será garantido que os acompanhamentos realmente aconteçam. Não entendi muito bem o que a Mai disse quanto a isso... Mas agora, todos os acompanahmentos que são feitos geram documentos, que são as folhas do ciclo PDCA onde são anotados todas as sugestões de melhorias, metas, etc.

Enfim, acho que tudo depende da Busca pela Excelência que é um dos nossos princípios e deve ser realmente incorporado por todos para que muitas coisas em Qualidade funcionem na empresa inteira! E tbm da importância que deve ser mostrada aos membros das melhorias dos processos!
Ver perfil do usuário
Bruh

MensagemAssunto: Re: Acompanhamento de Processos   Ter Out 28, 2008 7:15 pm

Bom eu concordo com as meninas!
Acho a idéia excelente uma vez que quem vê a maioria das melhorias é a pessoa que realiza o processo. Acho que é uma questão de treinar as pessoas para não apenas realizarem o processo, como uma máquina, mas pensarem em cima dele, de como pode ser mais facil realiza-lo.
Acho que isso é uma coisa que podiamos começar desde já acompanhar os processos mais deixando a responsabilidade maior para a pessoa que realiza o processo, ir aos poucos deixando eles caminharem sozinhos e com o tempo eles pegam o jeito e o gosto pela coisa.
Com certeza é algo que vai demorar um pouco para ser implementado uma vez que estamos falando de mudança de cultura mas é uma otima idéia
Ver perfil do usuário
lauraah

MensagemAssunto: Re: Acompanhamento de Processos   Qua Out 29, 2008 12:40 pm

yes cara... concordo com a idéia...
E é viável sim... Tudo de qualidade depende de criar uma cultura no pessoal da empresa, mas nada é impossível. É bem como a Mah disse, buscar a excelência.

E só pra ilustrar essa idéia q o André iniciou, mostrando q os membros podem andar com as próprias pernas e irem em busca das melhorias q qualidade propõe:
A Giu, começou uma padronizaçao totalmente sozinha, e deu conta.. facilitou gigantescamente meu trabalho!
Ela tbm, terminou um acompanhamento sozinha.. sem meu auxílio. Nao tivemos horário pra fazer jtas, entao ela se comprometeu a fazer sozinha... Sentiu um pouco de dificuldade para pensar em cada ponto e completar o fim do PDCA, mas pra começo, já foi mto bomm! heheheh

é isso.. aos poucos todo mundo pega o jeito... é só darmos bom embasamento, boa capacitaçao para esses processos, e uma boa gestao do conhecimento depois!!!

bjos galera... aos poucos vamos pôr em prática?? eu topo!
Ver perfil do usuário
Ana Paula Bowens

MensagemAssunto: Re: Acompanhamento de Processos   Qua Nov 05, 2008 1:05 am

não acho legal por dois motivos....
-duas cabeças pensam melhor que uma
-a participação do membro de qualidade nas outras diretorias empolga o membro
Ver perfil do usuário http://picasaweb.google.com.br/ana.txt
Larissa Diacov

MensagemAssunto: Re: Acompanhamento de Processos   Qua Nov 05, 2008 10:13 pm

Ana, em nenhum momento o membro de qualidade deverá deixar de participar das reuniões...não é pq ele nao faz mais acompanhamento que isso irá acontecer!Afinal, temos o PNQ que são aplicados a diversas areas da CONAQ e é extremamente importante que um membro de qualidade esteja ali, para ver como está o andamento do mesmo.
Outro ponto importantíssimo são os indicadores, que é mais um ponte qualidade-CONAQ.
Concordo que duas cabeças pensam melhor do que uma. Mas para isso existe o email...a pessoa não fará o acompanhamento e pronto, com certeza irá passar pela sua diretoria e provavelmente pela diretoria de qualidade!!

Beijos!
Ver perfil do usuário
Bruh

MensagemAssunto: Re: Acompanhamento de Processos   Seg Nov 10, 2008 7:56 pm

Sim o membro de qualidade não está ali apenas para o acompanhamento dos processos, nós estamos ali para ver quais são suas necessidades em relação a qualidade. O que vocês não entendem sobre indicadores, pnq, para ver como podemos melhorar o trabalho de vocês. Essa é nossa função dentro do círculo de qualidade. Com relação a duas cabeças pensarem melhor que uma eu concordo, mas acho que o que ocorre hoje é que nós estamos ali só para lembrar dos acompanhamentos, forçar a pensar sobre alguns pontos. Quem deve e quem sugere as melhorias são as pessoas que realizam o processo, além disso nada impede que o acompanhamento seja feito pela pessoa que está realizando o processo e seja mandado para o email da diretoria... como são feitos com muitas coisas.. tal fato faria não com que apenas duas pessoas pensassem sobre o processo, mas a diretroria inteira como disse a lari.
Ver perfil do usuário
Bianca

MensagemAssunto: Re: Acompanhamento de Processos   Qua Nov 12, 2008 3:38 pm

Acho muito interessante o fato de fazer com que o membro realize o acompanhamento sem a QLD, pelo fato de que a QLD poderia reservar tempo maior a outros processos que necessitam deste espaço!
Também concordo com o fato de que quem realizou a atividade é quem vai saber onde falhou e onde pode melhorar!
O acompanhamento pronto, passaria pela QLD e caso algum ponto fosse relevante, isso seria levantado!
Tenho um exemplo aqui: fizemos o acompanhamento do DIA C. Foi interessante ter feito em mais pessoas, eu vi o acompanhamento pela primeira vez e naquela atividade, achei importante a opinião de outra pessoa, mas para isso poderíamos ter feedback ou a presença de outro membro que tivesse organizado também o DIA C. Também vale ressaltar aqui, que agora, os próximos membros a realizarem o DIA C, terão mais facilidade, pois tendo um acompanhamento pronto, poderão ver onde podem melhorar e como proceder e realizar a atividade!
Uma idéia seria, passar para todos os membros o treinamento que tivemos neste sábado sobre PDCA! Foi bem rapidinho, nem 20 min e ficou bem claro! E além do mais, o PDCA é tão interessante que podemos aplicar ele em muitas outras coisas tbm!
Pensem na busca pela excelência pessoal!!!
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Acompanhamento de Processos   

Acompanhamento de Processos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Processos de impressão
» Processos aos caluniadores!!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CONAQ :: Diretorias :: Qualidade-